"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará" (Salmos 37:5)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como orar


Oração é maneira de nos comunicarmos com Deus.

(Filipenses 4:6)- Não estejam ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Nesta passagem o apóstolo Paulo mostra que nossa oração não deve ser apenas cheia de pedidos a Deus, mas também deve conter nossa gratidão e nossa adoração a Deus.
Jesus nos ensinou a orar, com a conhecida oração do Pai Nosso. Mas esta oração não foi feita para ser repetida, ela é um modelo de como deveríamos orar. No capítulo 6 do livro de Mateus, logo antes de citar a oração do Pai Nosso, Jesus fala sobre isso:

(Mateus 6:7) - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Quando Jesus fala para não usarmos de vãs repetições, ele estava dizendo que não deveríamos ficar repetindo mecanicamente orações de outras pessoas, ou ‘orações padrão’. Ele estava dizendo que nossas orações devem ser conversas pessoais com Deus, algo vindo de nosso coração. Então, o que poderíamos aprender com a oração do Pai nosso?

1º - Pai nosso que estás nos céus!

Podemos nos relacionar com Deus como nosso Pai. Ele não é um Deus distante, sentado num trono sem se comunicar conosco. Podemos falar com ele como um pai, sem intermediários. Nosso acesso a Deus está livre. Muitos dizem que precisamos fazer nossos pedidos a santos, que são intermediários de Deus, porque Jesus e Deus são muito ocupados. Mas isso não é verdade. Deus é Onipotente, Onipresente e Onisciente, ou seja: tem todo poder (nada é impossível para Ele), está em todos os lugares (está conosco em todos os momentos) e sabe de tudo que está acontecendo (Deus sabe de cada detalhe de sua vida).

Ele é seu PAI. Converse com Ele, fale com Ele, apresente para Ele suas dificuldades e seus problemas. Ele responderá.

2º – Santificado seja o teu nome

Adore a Deus. Sempre que orar, adore ao Senhor. Agradeça a Deus pela sua vida e porque ele tem planos de vitória para você. Mostre a ele sua gratidão e sua adoração. No começo podemos ficar sem palavras, mas à medida que vamos praticando, este momento de adoração vai ficando mais e mais íntimo e gratificante.

3º - Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade assim na terra como no céu.

Permita que Deus governe sua vida. Peça que Ele faça a Sua vontade. Que nada impeça a vontade do Senhor se cumprir em sua vida. Jesus ensina que devemos nos humilhar perante Deus. Deixar de lado nossos pensamentos errados e nossa vontade de resolver tudo do nosso jeito e permitir que Ele dirija nossa vida. Ao orar, precisamos dizer a Deus que queremos que a vontade dele se cumpra. Apresente seus projetos para Deus, mas sempre peça que, acima de sua própria vontade, Deus faça a dEle!

4º - Dá nos hoje o nosso pão de cada dia.

Peça a Deus para lhe sustentar, para cuidar de você e de sua família. Para lhe abençoar no trabalho, na escola, em casa... onde quer que você for, que Deus seja seu provedor, aquele que cuida de você.

5º - Perdoa nossas dívidas assim como perdoamos nossos devedores.

Peça perdão pelos seus pecados. Apresente seus pecados ao Senhor. Confesse a Deus os erros que cometeu. Ele está pronto a perdoar os pecadores arrependidos, mas preste atenção que Deus nos perdoará da mesma forma como temos perdoado as pessoas que erraram contra nós. Então, abra seu coração e libere perdão para aquelas pessoas que erraram contra você, que lhe magoaram, que lhe machucaram. Assim também receberemos o perdão de Deus pelos nossos erros.

6º - E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.

Peça a Deus para fortalecer o seu espírito. Peça a Deus para livrar-lhe do mal. Precisamos estar sempre alertas para não pecarmos, para não cairmos. Então, em suas orações esteja sempre pedindo ao Senhor para não lhe deixar cair em tentação e pecar.

7º - Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Jesus então termina a oração louvando e adorando a Deus novamente.

Quando você estiver orando, lembre-se de que a oração é uma conversa pessoal com Deus. Não é uma carta cheia de formalidades a um desconhecido. Fale com Deus e dedique tempo para meditar na Palavra de Deus (a Bíblia), pois é através dela, também, que o Senhor falará com você.
“Oração é a comunicação com Deus. É um diálogo entre duas pessoas que se amam mutuamente: Deus e o homem”. Deus está interessado em tudo o que você faz, assim sendo, Ele tem prazer na oração do seus filhos (Provérbios 15.8).

Então quando orar não torne sua oração repetitiva ou cansativa, simplesmente converse com Deus e tente escutá-lo.


Ore com fé e confie no senhor e ele vos abençoará

Veja: Jr 33:3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”

Mt 7:7-8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”

Cl 4:2 “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.”

Mt 21:22 “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”

Sl 40:1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Jo 14.13 E disse Jesus: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário