"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará" (Salmos 37:5)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vinho Novo ou Vinho Velho?

Texto: João 2:1-11


Em um casamento em Caná da Galiléia Jesus transformou água em vinho. Houve a necessidade do milagre porque havia acabado o vinho na festa. E esse segundo vinho, foi eleito melhor do que o primeiro.
O vinho novo representa o ministério que Jesus estava iniciando. O ministério da Graça.
Hoje temos necessidade do vinho novo, de um ministério cheio da unção e do poder de Deus.



Comparado ao sacerdócio de Eli, o vinho velho traduz um ministério incompleto, falho. Vejamos alguns exemplos:
Quando Ana clamava ao Senhor por um filho, Eli a teve por embriagada (I Samuel 1:12-15), lhe faltou discernimento espiritual, o que faz despencar os propósitos de um ministério. O crente sem discernimento faz do seu sacerdócio um desastre.
Seus filhos não se preocupavam em agradar ao Senhor, mesmo em posição de sacerdócio (I Samuel 2:12). E mesmo Eli tendo conhecimento dos pecados de seus filhos não os repreendeu, nem os corrigiu (I Samuel 3:13). Este representa o ministério de muitos irmãos que freqüentam a casa de Deus, mas não se importam realmente com a obra de Deus.
Eli representa um ministério que está velho, cansado e sem visão. Eli perdeu a visão material e espiritual (I Samuel 3:2). Quando líderes perdem a visão ministerial passam a se acomodar, perdem o foco dos propósitos do Senhor. Quando se perde a visão também se pára a caminhada. Um cego não caminha sozinho.
Há muitos sacerdotes cegos. Será que você é um deles?
O Senhor parou de se revelar a Eli. Para conhecer a revelação de Deus ele teve que consultar a Samuel, uma criança (I Samuel 3:16-17). Como anda sua vida de comunhão e intimidade com Deus? Eli já não tinha mais comunhão com Deus.Deus também condena toda a linhagem de Eli por seus pecados (I Samuel 2:30 e 33); mesmo Eli “servindo” a Deus por 40 anos não teve quem desse continuidade ao seu ministério sacerdotal. Um ministério desse modo tende a se findar. Você é responsável perante Deus pela continuidade do seu ministério. Depois de você quem vai continuar seu ministério?

Qual o nível de revelação que você tem recebido de Deus?

Foi triste o fim do ministério de Eli. Recebeu a notícia da morte dos seus filhos e da captura da arca da Aliança que era sua responsabilidade guardar.



Acabou o ministério do vinho velho... porém Deus já havia preparado o vinho novo através de Samuel.



Através de Samuel nasce um ministério forte e cheio de unção, pois fora gerado por meio das orações de Ana e seu voto de consagração. Vinho Novo. Samuel foi totalmente dedicado a Deus (I Samuel 1:26-28). Tinha sua vida a serviço do Senhor, no Seu altar.
Foi levantado para substituir o vinho velho (Eli), porém com um diferencial, iria proceder conforme o que Deus tinha no coração (I Samuel 2:35; 3:20-21).
Deus falava com Samuel mesmo em uma época em que a revelação era coisa rara (I Samuel 3:1 e 4). A geração de Samuel está preparada para ouvir a voz do Senhor, e está pronta para a obra. Samuel aos vinte anos levou o povo a buscar a Deus e abandonar os ídolos (I Samuel 7:3-4).
É esta geração que busca trazer o avivamento de Deus. Busca pregar o arrependimento e se levantar contra o pecado
Samuel preparou o povo para a grande batalha contra os Filisteus (I Samuel 7:5). A geração do vinho novo busca preparar o povo para a batalha contra as obras das trevas e levar muitos a vitória.
Samuel sabia qual era a sua função e por isso sacrificou e batalhou no reino espiritual. Seu povo conquistou a vitória graças ao seu discernimento espiritual.
Durante toda a vida de Samuel o povo nunca mais foi molestado pelos Filisteus. Samuel representa um novo tempo para os Israelitas.
A geração do vinho novo é uma geração que vai conquistar territórios e trazer um tempo de paz. É uma geração sedenta por vitória. A geração de profetas e sacerdotes destemidos que Deus tem levantado.
Uma geração consagrada para o exercício da obra do Senhor. Uma geração que visa marcar esse tempo.



Então...
Em qual ministério você se identifica: de Eli ou de Samuel?
Você faz parte da geração do vinho novo ou ainda é vinho velho?



Antes do vinho velho se acabar Deus já havia colocado Jesus na festa para realizar o milagre do vinho novo.
Hoje Deus está levantando uma nova geração – Geração do Vinho Novo – porque o velho já está se acabando.
Hoje é dia de você fazer parte da Geração do Vinho Novo.



O Senhor Jesus transformou água em vinho. Se até aqui você foi só água, agora deixe Jesus te transformar em vinho... Vinho Novo.

Um comentário:

  1. Sou vinho novo!!!! Linda postagem Josi!!!! Aliás você é linda com todo respeito, serva do Senhor!!!! Se não se importa vou copiar (:
    beijão!

    ResponderExcluir