"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará" (Salmos 37:5)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Preço da Salvação


Sabemos que nossa salvação foi conquistada por Cristo na cruz, quando Ele pagou o preço pelo nosso pecado, e nos resgatou do reino das trevas (Cl 1:13). Mas esse foi o preço que Ele pagou! E quanto a nós, o que precisamos fazer para que essa salvação se torne real em nossa vida? Muitos dirão que o sacrifício de Jesus é suficiente para apagar todos os nossos pecados, com os quais concordo veementemente, mas cada um de nós tem um preço a pagar para alcançar a salvação. Esse preço pode ser resumido em uma única palavra: renúncia.

O senhor Jesus fala em Lc 9:23-27 o que deve fazer cada um que quiser segui-lo. Negue-se a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-O! Renuncie as coisas desse mundo e busque as coisas do alto. Esse é um preço que muitos não estão dispostos a pagar, mas infelizmente sem pagá-lo, não podem entrar no reino dos céus. O sexo, a bebida, a mentira, o dinheiro, a vida boa, são coisas que atraem nosso coração naturalmente voltado ao pecado, e nos prendem ao reino das trevas como algemas, do qual não sairemos jamais se não renunciarmos essas coisas, não importa o quanto declaremos que Jesus é nosso Salvador. Jesus precisa primeiro ser o meu Senhor (Rm 10:9), e então Ele me conduzirá pelo caminho correto.


Se quisermos colocar algo limpo em um recipiente que contém coisas sujas, não podemos simplesmente usá-lo como está. Precisamos primeiro retirar todas as coisas sujas, e limpá-lo com muito cuidado, para que nada da sujeira permaneça ali. Se colocarmos as coisas limpas com a sujeira, elas vão se misturar e não saberemos identificar o que é limpo e o que é sujo, e o que teria algum proveito de nada servirá. Se quisermos viver uma vida com Jesus, mas não abandonamos o pecado, nosso coração estará cheio de porcarias e o bem que poderia haver em mim, dado por Jesus, vai se misturar com essas porcarias e de nada valerá. E minha vida voltará a ser a mesma droga que era antes. Se Jesus entrou em minha vida o pecado precisa sair. Não há lugar para os dois, pois senão terei dois senhores e viverei dividido entre um e outro (Mt 6:24).


Certa vez Jesus falou que aquele que põe a mão no arado não pode olhar pra trás (Lc 9:61-62). Se decidimos seguir a Jesus, nós colocamos nossa mão no arado também, e não podemos olhar para as coisas que deixamos pra trás, caso contrário não seremos aptos para o Seu reino. Ele nos chama a uma nova vida, uma vida de santidade, uma vida de renúncia de todas as velhas coisas que praticávamos antes de conhecê-lo. Isso é ser sacrifício vivo e agradável a Deus do qual Paulo fala em Rm 12:1-2.


Dói-me o coração quando vejo pessoas que tiveram um encontro verdadeiro com Jesus e foram sinceras nesse dia, mas acabam murchando quando descobrem o preço que precisam pagar. Meu coração chora de tristeza e compaixão, pois eu queria ter palavras pra dizer-lhes o quanto mais maravilhoso é ainda quando nos entregamos totalmente a esse Jesus que tanto fez por nós, e deixamos que Ele trate nossa vida e nos livre de todas essas coisas que nos levam a destruição. Pessoas ficam eufóricas ao saberem o quanto Jesus as ama. Já vi muitas dizerem que não há nada mais maravilhoso, mas infelizmente isso passa tão rápido quanto o primeiro final de semana que vem a seguir, com seus convites de festas, bebidas, e os arrebata de volta aos velhos pecados, e assim o velho homem nunca morre (Ef 4:17-24). Enquanto isso, vejo outras que assumiram um compromisso verdadeiro com Jesus lutarem contra o pecado diariamente. Estes passam por privações e provações, vão em busca de novos empregos onde não sejam obrigados a mentir, de novas amizades que não os levem de novo a perdição, entre tantas outras coisas, mas o Senhor nos diz que os que perseverarem até o fim é que serão salvos.

Pode parecer desumano dizer que prefiro ver pessoas sofrendo quando lutam contra o pecado, do que pessoas alegres que continuam cultivando os seus pecados alegremente, mas essa é a mais pura verdade. Ser cristão verdadeiro não é fácil. Bem disse Jesus que deveríamos nos esforçar para entrar pela porta estreita, e que muitos tentariam, mas sem conseguir (Lc 13:22-30). Estes são os que não conseguem renunciar as coisas que este mundo oferece, e tentam passar com elas pela porta, mas não podem, pois elas o avolumam de tal forma que lhe impedem a passagem. Outro dia eu falava com o meu amigo, e discutíamos sobre o quanto as pessoas sofrem em sua caminhada de fé, e o quanto seus fardos são pesados. Chegamos à conclusão de que o fardo se torna muito pesado quando queremos levar a cruz e sobre ela mais um monte das tranqueiras do mundo das quais não queremos abrir mão.

O Senhor Jesus nos chama a depositar sobre Ele nossos fardos e tomar dEle o fardo que nós temos que carregar, que é leve, e o Seu jugo que é suave (Mt 11:28). Apenas quando conseguimos fazer isso é que passaremos pela porta estreita que leva a salvação. O velho homem precisa morrer, e com ele toda uma infinidade de pecados que o escravizavam. Meu amado, renuncie!!! Renuncie a todas as coisas que querem te tornar escravo novamente. Renuncie e não se deixe iludir com o evangelho da salvação fácil, pois se fosse fácil ser cristão verdadeiro, muitos não passariam por perseguição e até mesmo pela morte.


Poderia escrever ainda muitas coisas e citar inúmeras passagens, mas é preferível que você leia a Bíblia e busque nela as respostas. O Senhor tem a resposta certa para todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário